Política Anti-SPAM
(versao 1.0 - jan/2014)
Política utilizada pela Profactory para o combate da prática de SPAM. Válido para todos os usuários e clientes.
Todos os usuários, ao utilizarem os serviços de rede e e-mail da Profactory, direta ou indiretamente, se comprometem a seguir fielmente sua política Anti-SPAM.
GERAL
A Profactory não autoriza o uso de sua rede de computadores para o envio de mensagens de e-mail não solicitadas, ou não consentidas previamente, que tenham por finalidade:
- Enviar publicidade para promoção de produtos, serviços ou entidades, de natureza comercial ou não, com ou sem fins lucrativos;
- Remeter mensagens em massa, não solicitadas, ou não consentidas previamente, a um grupo de pessoas;
- Divulgar ou enviar cadeia de mensagens eletrônicas “corrente”; e
- Oferecer ou disponibilizar, para qualquer finalidade, lista de endereços eletrônicos.
Não são autorizadas as seguintes práticas:
- Uso da rede de computadores da Profactory para o trânsito de mensagens de e-mail com cabeçalhos inválidos ou alterados, de forma a dificultar ou impedir a identificação da sua origem, ou mensagens enviadas através de servidores de e-mail de terceiros, sem a autorização dos respectivos responsáveis (relaying);
- Envio de mensagens de e-mail, em desacordo com as “Normas de Segurança e Privacidade”; e
- Utilização dos computadores e redes de computadores da Profactory para a coleta de endereços de e-mail, com a finalidade direta ou indireta de envio de spam.
A Profactory poderá adotar todas as medidas técnicas possíveis para evitar o uso de sua rede de computadores para o envio, trânsito ou armazenamento de spam, incluindo, mas não se limitando, ao bloqueio de remetentes de e-mail, pelo tempo que considerar necessário, ou até que o responsável pelo e-mail em questão tenham demonstrado, de forma satisfatória à Profactory, a adoção de medidas preventivas eficazes contra o envio de spam.
A Profactory poderá ainda tomar todas as medidas judiciais cabíveis para impedir o envio de spam aos seus clientes, o trânsito ou armazenamento de spam em equipamentos da Profactory, bem como o uso indevido de sua rede de computadores, sem prejuízo da propositura das ações judiciais para o ressarcimento pelas perdas e danos causados por referidos atos.
Esta política não concede qualquer direito para a transmissão ou envio de mensagens de e-mail com destino ou trânsito pela rede da Profactory, em desacordo com as “Normas de Segurança e Privacidade” da Profactory. A demora por parte da Profactory em reprimir qualquer ação de terceiros, não autorizada por esta política, não poderá ser interpretada como desistência por parte da Profactory de qualquer direito de fazê-lo no futuro.
Os que se sentirem prejudicados pelo recebimento de spam, partindo de servidores da Profactory, devem denunciar a prática para nós pelo e-mail abuse@profactory.com.br.
O que é spam?
Spam é o envio de e-mail comercial (não pessoal) que NÃO tenha sido solicitado pelo destinatário. Não importa se existe uma forma de remoção citada no e-mail ou se será enviado uma só vez, o spam terá ocorrido se o destinatário não tiver concordado previamente (e explicitamente) em receber a mensagem.
Por que o spam é um problema?
O e-mail se tornou em um grande meio de comunicação, porem o mesmo está sendo prejudicado pelo elevado número de spams que estão sendo enviados indiscriminadamente. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem (ou retransmitem) os e-mails e das redes de comunicação, etc.
Vale acrescentar ainda que, cada vez mais esses spams estão sendo ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam.
Compromisso da Profactory e de seus próprios usuários.
A Profactory, em sincronia com as melhores práticas da internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes do setor, e seguindo o apelo de seus clientes, manifesta seu compromisso antispam. Desta forma, a Profactory, por todos os meios a seu alcance, compromete-se a dificultar a prática de spam, a divulgar o repúdio a isso e a impedir que seus usuários a pratiquem, integralmente, sem restrições e de forma automática, o compromisso de NÃO praticar spam por qualquer um de seus usuários.
Caso um usuário enviar spam, e seja constatada essa prática por algum usuários da Profactory, sua conta de e-mail será bloqueada temporariamente, conforme decisão da diretoria. No caso de uma segunda incidência (independendo do espaço de tempo entre elas), o e-mail será cancelado.
Na análise feita para comprovarmos o spam, levamos em conta um (ou mais) dos seguintes fatores:
- Se um endereço do domínio estiver no cabeçalho do spam;
- Se um link, direto ou indireto, para o domínio for encontrado no corpo do spam; e
- Se o spam for enviado através do SMTP que disponibilizamos, contendo o domínio do usuário responsável ou não.
DENUNCIAS
O e-mail para denúncias de clientes e usuários da Profactory é abuse@profactory.com.br (lembre-se de “copiar e colar” o cabeçalho do spam no e-mail antes de nos enviar, SEM o cabeçalho NADA poderemos fazer!). Ou envie o spam como anexo (encaminhar como anexo), assim será preservado o cabeçalho da mensagem e você não terá que se preocupar em copia-lo.
Para maiores informações contate o seu suporte técnico.